Seja você um barbudo com pelos faciais fartos ou alguém adepto da barba feita, você com certeza já vivenciou, ou vai vivenciar, a clássica coceira na barba. A maioria dos homens já passou por intensos momentos causados pela coceira, bastante incômoda, e muitas vezes sem saber o que fazer para que parasse. Mas nem tudo está perdido. Embora chata, a coceira é evitável com alguns truques simples.

coceira

foco de coceira é, na realidade, a pele por baixo da barba, que fica irritadiça e resseca facilmente. Para os que se barbeiam com frequência, por exemplo, as lâminas e máquinas são o maior inimigo. Elas cortam os pelos deixando-os afiados e pontudos, o que irrita a pele quando voltam a crescer – como imagino que a maioria já tenha sentido. Essas pontas também podem levar o pelo a ficar preso e encravar, incomodando ainda mais. Além disso, como o corte com lâmina tem curta duração, ele se repete depois de pequenos períodos de tempo, irritando ainda mais a pele.

A boa notícia é que com pequenas ações durante o dia você pode suavizar a coceira e evitá-la. Lavar o rosto com sabonetes apropriados ou esfoliar a pele facial são boas opções para evitar a irritação e coceira pós barba. Ao limpar e remover camadas excessivas de pele morta, você ajuda a desobstruir os folículos capilares diminuindo as chances de que os pelos encravem. Outra opção é usar loções pós barba que suavizam a irritação, principalmente os produtos com extratos herbais.

Sem-título-2 Sem-título-3 Sem-título-4 Sem-título-5 Sem-título-6 Sem-título-7

Ao mesmo tempo, barbas cheias também estão sujeitas à coceira, seja pela facilidade de juntar resíduos entre os fios, ou pela falta de hidratação que ocorre quando os pelos crescem muito e não recebem mais os óleos naturais da pele. Para isso, lavar a barba com shampoos especializados ajuda a mantê-la limpa e evita que a sujeira ou oleosidade irritem a pele. Produtos para hidratar a barba, como condicionadores e óleos, também funcionam por que evitam o ressecamento dos fios e da pele, diminuindo as chances de que a desidratação de ambos cause coceira.

Sem-título-8 Sem-título-9

De qualquer modo, com barbas grandes ou feitas, a coceira tem solução. E não se esqueça de uma regra absoluta: quanto mais você coça sua barba, mais você irrita a pele, criando um ciclo vicioso de irritação. Por isso, use essas dicas, e tente ao máximo não coçar.