O outono chegou, mas os danos do verão continuam no seu cabelo? Chegou a hora de cuidar das suas madeixas e conquistar cabelos incríveis para sempre. Duvida? Venha conferir nossas dicas.

O mar, sol, calor, vento e umidade danificam os fios do cabelo e para trata-los, é preciso aprender um pouco mais sobre a estrutura do seu fio. Todo mundo sabe que os nossos fios precisam de hidratação, mas você sabia que somente isso não é suficiente? Mas calma, que nós te explicamos melhor :).

Os fios dos nossos cabelos precisam de três cuidados diferentes para ficarem belos sempre: hidratar, nutrir e reconstruir. Essa técnica de cuidar da cabeleira é chamada de Cronograma Capilar e pode ser adaptada de acordo com cada necessidade, levando em consideração sua a forma e químicas utilizadas.

O primeiro passo do Cronograma Capilar é a hidratação, que é basicamente a reposição hídrica dos fios, por meio de máscaras hidratantes que contenham ingredientes com Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Bepantol, Chocolate e mel. A hidratação devolve a maciez do fio e deve ser feita com mais frequência do que as outras etapas, pois nossos fios perdem água com grande facilidade.

blog_01

Máscara de Hidratação Instantânea Foundation Hydre, Sebastian: hidratação profunda e instantânea para cabelos ressecados, conferindo umidade duradoura e intensa. Seu uso uma ou duas vezes por semana revitaliza os fios, deixando-os macios e sedosos.

Máscara de Tratamento e Hidratação Profunda Unit Renewal Treatment, Not Your Mother’s: atua hidratanto e restaurando os fios danificados, selando cutículas, eliminando pontas duplas e proporcionando leveza e balanço.

Após hidratar os seus fios, você deve nutri-los. A nutrição é a reposição lipídica, ou seja os óleos naturais do nosso cabelo, que dão brilho e flexibilidade. Utilize máscaras que contenham ingredientes como ceramidas, óleo de coco, argan, trigo, semente de uva, manteiga de karité, cisteína e creatina. A nutrição é essencial principalmente para cabelos cacheados, pois devolve a flexibilidade e definição dos cachos.

blog_02

Intensive Treatment Hair Mask, Shiseido: contém ingredientes que ajudam na restauração do brilho e volume de fios danificados, promovendo um efeito reparador e devolvendo a leveza e volume dos fios.

Máscara de Nutrição Color Care, Keune: sua fórmula traz extrato de gemente de girassol e proteína hidrolisada de trigo, trazendo proteção e nutrição em um só produto.  O extrato de água marinha potencializa o efeito de moliência, umectação e hidratação dos cabelos.

O ultimo passo do seu cronograma -mas não menos importante!- é a reconstrução, que é a reposição proteica do fio. Quando utilizamos químicas no cabelo, tinturas, descolorantes, o fio fica poroso, fino, emborrachados, frágeis e com frizz. A reconstrução entra como salvação nos casos mais críticos, porém, todo cuidado é pouco, já que antes de ser reconstruído ele precisa ser hidratado e nutrido para evitar quebras. Na hora de escolher produtos para esta etapa, opte por aqueles a base de queratina e colágeno. Esse procedimento é também importantíssimo para as loiras e adeptas as químicas, pois repõe a massa capilar e deve ser feita no mínimo duas vezes ao mês.

blog_03

Máscara de tratamento Restore, Livin Proof: condiciona de forma profunda cabelos secos e danificados, fortalecendo e dando brilho aos fios. Contém a exclusiva e patenteada molécula OFPMA, que torna cabelos danificados 20x mais fortes e com 95% menos quebra com apenas um uso. Sua fórmula é livre de sulfato, silicone e óleos.

Máscara de tratamento Age Restore, Wella: indicada para fios mais grossos, proporciona restauração instantânea, tornando-os mais maleáveis, sedosos e fáceis de pentear. Contém também manteiga de karité, contribuindo para a hidratação da cabeleira.

Máscara de tratamento SHRD, N.P.P.E Hair Care: contém queratina hidrolisada e a combinação poderosa da manteiga de karité, óleo de argan, óleo de macadâmia e óleo de abacate, unindo nutrição à reparação.

O cronograma capilar consiste em um plano mensal, visando as necessidades do seu cabelo. Para começar seu cronograma e necessário utilizar um shampoo anti-resíduos. Os tratamentos são feitos com uma pausa de 48h pois é o tempo que seu cabelo necessita para absorver os benefícios aplicados. A cada dois dias você deve lavar os cabelos e fazer na ordem:

blog_04

Siga essa ordem e quando terminar é só recomeçar na Hidratação novamente. No intervalo entre um tratamento e outro você pode lavar os seus cabelos normalmente e utilizar um condicionador de sua preferencia.

Conforme você for aprendendo mais com cada passo, você pode adaptar as etapas de acordo com a necessidade do seu fio e criar o seu próprio cronograma. Fios ressecados e ásperos necessitam de hidratação, fios enrijecidos sem brilho precisam de nutrição, fios frágeis e quebradiços precisam de reconstrução.

Agora, é só organizar sua nova rotina capilar e curtir seus cabelos ainda mais bem tratados e cuidados.