Lembro bem de quando, uns anos atrás, o último grito da moda do street style era roupa de festa usada de dia. Tem paetê? Tem tule? É montada? Veste às 10h da manhã e sai para o desfile da Chanel que você está automaticamente por dentro. Era divertido. Sempre achei um desperdício ter roupas lindas de festa limitadas apenas a uma faixa de horário e eventos que não dominam minha agenda.
Atualmente, porém, a moda na moda é outra: graças ao fenômeno Vetements, a onda agora é você sair de casa para os desfiles com cara de quem está indo ali na esquina. Durante a última semana de moda de alta-costura, que rolou esse mês em Paris, o que mais se viu não foram looks montados ou refinados, mas muito tênis Adidas, muito moletom e, acima disso tudo, muita camiseta básica!

camiseta1

Usada com calça, usada com sua jaqueta favorita…

camiseta2

Usada com uma saia mais arrumada…

casemita3

…Ou para montar sobreposições. A camiseta básica foi a peça da vez entre as convidadas dos mais diversos desfiles na cidade. Misturar a camiseta branca com saias mais formais.

camiseta4

A conclusão que a gente tirou é que nem a semana de moda de alta-costura resistiu, e viu seu público muito mais urbano do que montado. Nas passarelas, essa tendência também apareceu. Não da camiseta básica, mas de uma outra peça do cotidiano ganhar o selo alta-costura: a calça jeans! Ela apareceu na coleção de alta moda da Dolce & Gabbana e na de alta-costura de Ronald Van der Kemp – essa segunda mais simples. Já na passarela italiana, claro, pense em brocados, cristais e muita pedraria, tanto na cabeça quanto na camiseta (nada) básica que complementou o look. Sim, estamos falando de jeans e camiseta na alta-costura!

camisera5

Na Viktor & Rolf a proposta era bem mais legal: calças jeans com tramas trançadas de retalhos e painéis de botões multicoloridos enfeitavam as calças larguinhas estilo boyfriend, sempre com a bainha rasgada e mais curtinha. A peça invariavelmente apareceu combinada com suéteres e vestidos que pareciam ser feitos de sobras do ateliê de alta-costura da dupla, que disse que a referência dessa coleção foi apenas roupas, e não pinturas ou livros. Ficou fofo. Pode calça jeans em desfile de alta-costura? Quando ele vem com uma proposta legal, pode ser. Dá até para roubar umas ideias, mas, nesse caso mais ainda, quanto menos pretensão melhor.    camiseta6