japonismo1

Não é de hoje que vemos muuuitas referências orientais na moda e adaptamos várias trends que envolvem kimonos, estampas com motivos orientais e modelagem elegante ao nosso closet. Mas se você levou a palavra Japonismo ao pé da letra, nó vamos te contar o que significa essa tendência que envolve muito mais que a cultura asiática e seus trajes tradicionais.

O Japonismo foi um movimeto criado por estilistas japoneses nos anos 80 e seus principais representantes foram Yohji Yamamoto, Issey Miyake e Rei Kawakubo. Esse movimento revolucionou a moda da época – que propunha uma silhueta super feminina para as mulheres – e trouxe uma estética mais fresh, moderna e sem gênero tanto para os homens quanto para as mulheres, e essa estética é vista nas passarelas cada dia mais forte até hoje. As principais características do Japonismo são peças com shapes retos, mais rígidas, looks monocromáticos, peças oversized e um ar todo moderno e contemporâneo. É claro que ao longo dos anos várias marcas importantes mergulharam nessa trend e uniram mais algumas referências da cultura oriental, disseminando um pouquinho da moda asiática pro mundo todo, com uma pegada mais urbana e atual. E se você quer saber como montar looks lindos nessa vibe descontraída e cool que os japoneses sabem muito bem como fazer, vem ver 5 jeitos de usar a tendência que está com tudo nessa temporada:

1. Invista em peças de modelagem ampla e silhueta reta e garanta um look elegante, moderno e super confortável! As pantacourts são perfeitas pra essa composição e estão super em alta.

japonismo2

2. Se você curte peças oversized e quer um look mais despojado, se joga nas roupas mais larguinhas! Combinar blusas grandes com cintura marcada ou um vestido deixa o look mais delicado e feminino, se você preferir assim.

japonismo3

3. Quer dar um ar oriental ao look, mas sem ficar literal demais? Invista em peças com acintura marcada e looks neutros!

japonismo4

4. Ainda falando sobre marcar a cintura, que tal usar uma blusa transpassada – até mesmo o kimono – com um cintinho amarrado estilo Obi? Vale usar com camisas e blusas comuns também! Invista em acessórios e no sapato para compor um look todo moderninho.

japonismo5

5. Quer se jogar nessa trend com um jeitinho mais oriental ainda? Abuse das estampas florais e com motivos orientais para montar seu look. Se estiver num dia mais básico, e achando seu jeans sem graça, aproveita e joga um kimono por cima pra dar aquele up no look!

japonismo6