As barbearias como previsto, são lugares que não ficam apenas nos serviços de beleza, mas servem também como espaços de socialização (como os salões sempre serviram para as mulheres!). E agora como consequência o que vemos são muitas linhas de cuidados com a barba surgindo em todo o Brasil.
Como a Man Lab, uma marca de cosméticos para homens de Felipe Machado que inaugurou uma barbearia no hotel Maksoud Plaza em SP como forma de promover seus produtos. No espaço que fica aberto até meia-noite às sextas e sábados é possível testar todos os itens ali mesmo, na prática.
Óleos de barba com chia, argan, avelã e jojoba,hidratantes para o pelo e para a pele; xampu para barba 2 em 1, que também serve como sabonete para o rosto; e um sabonete na corda, com óleo de copaíba, manteiga de karité e extrato de aloe vera. Tudo pensado para hidratar ao mesmo tempo que controla a oleosidade.

Entre as muitas novidades que recebemos de linhas masculinas, quase todas têm um item para a barba, como a Capitão Jack (abaixo), que tem ofertas bem especificas para corpo e rosto: Pós Navalha (gel pós-barba), Área dos Olhos (creme antibolsas, antirrugas e clareador de olheiras), Vários Em Um (multifuncional antienvelhecimento com FPS 30) e Para Abdômen (gel redutor de gordura).

Gel pós-barba é também a aposta da Biozenthi (abaixo), que tem um produto anti-inflamatório, calmante e hidratante, feito com óleo de copaíba, extrato de castanha-da-índia. É vegano e não tem glúten nem parabenos. Repare que neste dois exemplos são produtos para quem faz a barba, não para quem quer cuidar dos fios.

Vemos também alguns esforços regionais, como a gaúcha Male – Lab Pour Homme, de Alexandre Becker Vieira (abaixo), inspirada no jeito de cuidar dos cabelos e da barba dos marroquinos.  São colônias, xampu e condicionador para barba e cabelo, sabonete com óleo em 50% da sua composição, esfoliante para o rosto de quem usa barba, hidratante pós barba, cera para modelar os cabelos, spray amaciante para barba, óleo com brilho para barba e espuma sólida para fazer a barba.

De Goiânia vem a Macho-lândia, com linhas pessoal e profissional, ambas pensadas para amaciar, suavizar e de limpar profundamente os fios. Tem xampu, bálsamo, óleo, balms, pasta e pomada, que hidratam e esculpem _além de uma linha de aventais voltada para os profissionais. Um destaque é o creme sem enxague para barba, cabelo e bigodeem duas apresentações: para os fios lisos (Balm Time Liz Código Z ) e para os cacheados (Creme Time Cachos Código Y).